ALPHONSUS no Lume Teatro

05
Ago

LUME EM CASA apresenta:

sábado 05/08 e domingo 06/08
ALPHONSUS: POESIA EM CENA, FACE E VERSO

O LUME em Casa convida para o espetáculo “Alphonsus”, seguido de uma demonstração da atriz Raquel Scotti Hirson, na qual revela intimidades da criação da peça. No curto intervalo entre uma coisa e outra haverá comes, bebes e encontros, aquecendo do frio e nos aproximando do poeta ouro-pretano Alphonsus de Guimaraens.

20h - Espetáculo ALPHONSUS
solo de Raquel Scotti Hirson | direção de Ana Cristina Colla

- Intervalo com comes, bebes e convívio

21h30 – Demonstração QUANDO OS SUBTEXTOS SÃO TEXTOS
com Raquel Scotti Hirson 
(duração: 30 minutos) 

*ingressos no chapéu - distribuição de senhas a partir das 19h.


Alphonsus 

A atriz Raquel Scotti Hirson nasceu 50 anos após a morte de seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens. Como seria possível encontrá-lo? Com o olhar na poesia, Raquel ampliou a curiosidade de saber quem foi este homem capaz de poetar em meio à monotonia de seus longos dias provincianos. Buscou na família e em sua infância os laços que a permitissem encontrar conexões entre poesia, vida e criação, deixando-se envolver por fantasias e concebendo um espetáculo que entende a memória como ficção. Assim nasceu o primeiro solo da atriz. Com direção de Ana Cristina Colla.


Quando os subtextos são textos

Um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do Lume, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou as cenas de seu solo, combinando memória e mímesis corpórea. No desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se transformam em movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microsensações. Completando os espaços com imaginação, a atriz encontrou o homem Alphonsus em suas fotografias, biografias, cartas, crônicas e poesias.  O resultado é uma dança de subtextos. De qualquer forma é uma observação-ação de invisibilidades, ou seja, uma busca incessante de percepção e criação de invisibilidades que se retroalimentam.


20170805-alp-lume-casa.png