LUME Recebe: Espetáculo "Turning Point: Os Burrocratas"

15
Abr

Espetáculo "Turning Point: Os Burrocratas" (2015)

Data: sexta-feira 15/04 e domingo 17/04 às 20h 
Entrada gratuita – distribuição de senhas 1h antes

Contrapartida do edital de intercâmbio do Minc 2015

Um escritório como você nunca viu! Um lugar onde o chefe e sua secretária cometem suas maiores loucuras.

O espetáculo Turning Point foi criado através de residências artísticas em diversos espaços na França: na Escola de Circo Zepetra, nas Maisons Pour Tous Melina Mercuri e Joseph Ricôme e no Théâtre La Vista em Castelnau-le-lez e Montpellier, durante um ano, na França. O mesmo estreou no início de 2015 no Teatro Gerard Philipe, em Montpellier, na França.

Tal criação não se apoia em um texto dramático, pois trata-se de um processo baseado no jogo clownesco e na comicidade física. O projeto busca refletir sobre a desvalorização das relações humanas na sociedade através da exploração do ambiente de trabalho e suas situações ligadas ao poder e à empresa. Assim, a desumanização e a dificuldade de comunicação são colocadas em evidência, apesar das evoluções tecnológicas. Tudo isso é potencializado pelo olhar clownesco cuja interação com o público contribui para atingir o ponto de transformação, o que chamamos de “turning point“.

Sinopse

Um escritório, mas não é qualquer um. Esse lugar é habitado por dois seres estranhos que passam o tempo vivendo situações absurdas sem conseguir concluir seu trabalho. Trata-se do patrão e de sua secretaria. Essa relação provoca uma transformação nesses dois personagens levando-os à loucura, à transgressão, à desumanização, ao ridículo, ao nonsense, à crueldade e, logicamente, ao absurdo. Depois de toda essa exacerbação, um impasse se instaura: Será que o patrão e a secretária conseguirão sair dessa?

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=SWv6mTta_vo

Ficha técnica:

Concepção e criação: Marisa Riso e Rafael Marques (Cia da Bobagem)
Colaboração: Marie Frignani (CollectiHiHiHif)
Cenário: Carol Gomes
Figurino: Suan Czepczynski
Parceiros: CROUS Montpellier, FSDIE Universidade Paul Valèry Montpellier, Zepetra École de Cirque, Maisons Pour Tous Melina Mercuri, Rosa Lee Parks, Joseph Ricôme, Teatro La Vista e CollectiHiHiHif.

Classificação: 8 anos
Duração: 50 minutos


turning-point.png