ator-cris-capa.jpg

Ana Cristina Colla

Nasceu em São João da Boa Vista (SP) e formou-se em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1993, quando passou a trabalhar como atriz-pesquisadora do LUME. É mestre e doutora em artes cênicas pela mesma universidade.


ator-simi-capa.jpg

Carlos Simioni

Ator – pesquisador, diretor, natural de Curitiba (PR), radicado em Campinas (SP), foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira e trabalhou na elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator.


ator-jesser-capa.jpg

Jesser de Souza

Diretor, clown, professor e ator-pesquisador do LUME desde 1993, nasceu na cidade de Fronteira (MG). Iniciou profissionalmente seus trabalhos em teatro em 1981, em São Paulo, no Teatro-Escola Macunaíma e, posteriormente, no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do SESC, dirigido por Antunes Filho.


ator-naomi-capa.jpg

Naomi Silman

Atriz, palhaça, pesquisadora, diretora e mãe de Noa e Maya, nascida em Londres (Inglaterra) e radicada no Brasil desde 1997, quando passou a integrar a equipe fixa de atores-pesquisadores do LUME - Unicamp (ganhador premio shell de 2013 na categoria especial). Graduada em artes cênicas pelo Goldsmith’s College, Universidade de Londres (1995), aprofundou-se no treinamento de ator na École Philippe Gaulier e na École International du Théâtre, de Jacques Lecoq, em Paris (1996-1997).


atores-raquel.jpg

Raquel Scotti Hirson

Nascida em Brasília (DF), trabalha desde 1993 como atriz-pesquisadora do LUME, onde desenvolve pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas do ator.


atores-renato.jpg

Renato Ferracini

Natural de Jundiaí (SP), é ator-pesquisador-colaborador do LUME desde 1993, desenvolvendo pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas para o ator dentro de todas as linhas de trabalho do núcleo: o Treinamento Cotidiano Corpóreo e Vocal para o Ator, Clown e a Utilização Cômica do Corpo, Mímesis Corpórea, Dança Pessoal e Teatralização de Espaços Não Convencionais, além do desenvolvimento de uma metodologia didática e a sua transmissão.


atores-ricardo.jpg

Ricardo Puccetti

Ator, palhaço, pesquisador, orientador de atores e diretor. Nascido em Espírito Santo do Pinhal (SP), entrou para o LUME Teatro em 1988, ajudando a constituir o grupo enquanto núcleo de pesquisa ao lado de Luís Otávio Burnier e Carlos Simioni. Traduziu para o português, em parceria com Burnier e Simioni, os livros “Além das Ilhas Flutuantes” e “A Arte Secreta do Ator”, ambos de Eugenio Barba. É Coordenador Artístico do LUME Teatro, membro do Conselho Científico e do Conselho Editorial da Revista do LUME.