EM CONSTRUÇÃO.

Livros Publicados


A arte de ator: Da técnica à representação

Luís Otávio Burnier
2009 (reedição) - Editora da Unicamp

Registro de toda a elaboração, sistematização e codificação de técnicas corpóreas e vocais de representação, um verdadeiro legado para o ator de teatro. Ser artista é, antes de mais nada, predispor-se a revelar.

A arte de não interpretar como poesia corporea do ator

Renato Ferracini
2003 Editora Unicamp e FAPESP

Mostra uma proposta de formação de um ator não-interpretativo, com base nas experiências técnicas e metodológicas do Lume — Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. As etapas desse processo de formação, além de descritas, foram registradas em áudio e vídeo em um CD-ROM interativo.

Café com Queijo: Corpos em criação

Renato Ferracini
2006 Editora Hucitec

Este livro busca dissertar, analisar, discutir e refletir o processo de Mimese Corpórea: trabalho de recriação de ações físicas e vocais através da observação do cotidiano desenvolvido pelo Lume. Também analisa o processo de criação e montagem do espetáculo Café com Queijo. Mas como pensar a mimese corpórea e uma montagem de espetáculo gerado nesse processo sem falar antes sobre o Lume e sua conduta de trabalho? Como analisar Café com Queijo - um trabalho baseado na “presença” e organicidade do corpo do atuante - sem antes discutir sobre o trabalho do ator? E como discutir sobre um suposto possível corpo-em-arte-de-ator – que gera, em si mesmo, pensamentos independentes pois é um pensamento de cunho poético – buscando recriar um discurso conceitual com esse pensamento e não sobre esse pensamento?E, dentro desses axiomas, como discutir codificação e retomada de ações, treinamento, pré-expressividade, energia, organicidade e presença no trabalho de ator? Esse livro, obviamente, não responde a essas questões, mas discute possibilidades...

Corpos em Fuga, Corpos em Arte

Renato Ferracini
2006 Editora Hucitec e FAPESP

Esse livro foi organizado para refletir diferentes articulações cênico-poética das propostas do Lume. São vários textos de seus atores e colaboradores que recriam em discurso algumas possibilidades de conceituação e pensamento da preparação de um corpo-em-arte. É uma parte do reflexo conceitual e descritivo das pesquisas desenvolvidas pelo Lume que, no ano de 2005, completou vinte anos de criações poéticas de um corpo expressivo inserido em situação espetacular.

Da Minha Janela Vejo... Relato de uma Trajetoria Pessoal de Pesquisa no Lume

Ana Cristina Colla
2006 HUCITEC

No território da escrita, qual é o verbo do ator? Esse foi o ponto de partida para a elaboração das reflexões contidas nessa publicação, relato parcial de dez anos de pesquisa prática no Lume - Núcleo de Pesquisa Teatrais, vinculado a Universidade de Campinas. Acreditando que a busca da própria singularidade é o único caminho para se chegar ao conhecimento partilhável, as reflexões dividem-se entre a escrita poética, que permite alçar vôos na tentativa de comunicar o não palpável e a escrita objetiva, descritiva dos mecanismos metodológicos, conduzindo ao distanciamento necessário para a reflexão.

Ensaios de Atuação

Renato Ferracini
2013 Editora Perspectiva e FAPESP

Ensaios de Atuação é uma contribuição para atores, atrizes e todos aqueles interessados em refletir sobre a arte da atuação como performance transformadora. Toda a atenção de Renato Ferracini está posta em pensar como a arte de atuar é uma arte da construção de si mesmo e do estabelecimento de ambientes de compartilhamento. Tomando diferentes referências e percorrendo linhas centrais da tradição, o livro abre espaço para reflexões sobre o papel do ator como eixo do fenômeno teatral, ou melhor, da arte da performatização. Há aqui uma explícita vontade de diálogo com artistas que questionam seu fazer criativo. No entanto, esta não é uma publicação técnica ou um manual de atuação, ainda que sua leitura possa contribuir com os processos de aprendizagem do ator, dado que seu conteúdo fala do ator em seus substratos mais internos: sabemos que normas e procedimentos fixos não permitem a criação das condições fundamentais à arte de atuar. Aqui, ao contrário, as incertezas destacadas podem alimentar espíritos que procuram mais do que respostas para as suas dúvidas e que desejam um acompanhamento para suas buscas. Com tal qualidade, estes Ensaios nos oferecem um olhar intrigante sobre os materiais do ator e nos põem a refletir, tornando mais complexo nosso pensamento acerca do atuar. Do prefácio de André Carreira

Revista ILINX


publicacoes-revista.jpg

ILINX - Revista do LUME

coordenador: Renato Ferracini
# 4 - 2013

A Revista ILINX pretende ser uma publicação que enfoca as pesquisas práticas e teóricas sobre o corpo em arte em seus dois números anuais. Os artigos podem ser publicados tanto em português como em espanhol.

Leia Aqui

Artigos Publicados


O RISO DOS HOTXUÁS
Autor : Ricardo Puccetti
Orientador : Ricardo Puccetti

Em abril de 2005, na semana de estréia do espetáculo SHI-ZEN, no SESC-Belenzinho, na cidade de São Paulo, fui contatado para participar de um documentário em uma tribo dos índios Kraós, no Estado de Tocantins. O documentário, dirigido pela atriz Letícia Sabatella e Gringo Kardia, iria enfocar a figura do hotxuá, espécie de palhaço presente na cultura dos Kraós, e a idéia de minha participação seria a de realizar um encontro entre os hotxuás e um palhaço oriundo de outra tradição. A princípio tomei um susto com o convite, tanto por desconhecer a existência desta figura em tribos brasileiras, como também pelo momento caótico em que estava por causa da estréia de nosso espetáculo. Mas, como curioso que sou, e também pela prática de constante busca em meu trabalho (qualidade desenvolvida aqui no Lume), resolvi participar desta experiência. E como foi acertada esta decisão!

- projeto completo