• Abre-Alas-Campinas_foto-Fabiana-Ribeiro.jpg
  • cortejo_ouro_preto_jul_2013_foto_maria_bonome14_baixa.jpg
  • Abre-Alas-Florianopolis_foto-Rodrigo-Silva.jpg
  • Abre-Alas-Sao-Joao-Del-Rei_02.jpg

Cortejo de rua e Oficina-Montagem “Abre-Alas”

Homens com asas de anjo, mulheres diáfanas com leques gigantes, engolidores de fogo, músicos, skatistas e praticantes de parkour em manobras radicais dobram a esquina e o tempo ao som contagiante de um maracatu. Como uma procissão ou desfile carnavalesco que toma de assalto ruas e avenidas, este é o Cortejo Abre-Alas, interferindo no tráfego de carros e de gente, propondo relações com o entorno cotidiano e com o outro, o estranho, o inusitado.

Aos poucos, as pessoas abrem as janelas – dos carros, das casas e dos olhos – e se permitem integrar a este carnaval fora de época, acompanhando o cortejo durante todo o trajeto, dançando e cantando com os artistas. O Cortejo Abre-Alas é resultado da oficina-montagem ministrada pelo LUME Teatro, que envolve cerca de 80 artistas e profissionais de várias áreas – atores, bailarinos, artistas circenses, músicos, figurinistas, cenotécnicos, esportistas – que, juntos, incorporam elementos do tempo e do espaço da rua às cenas construídas para a intervenção.

Com duração de em média uma semana, a oficina se concentra no uso da pedagogia desenvolvida pelo LUME, que transmite seus métodos de treinamento físico e vocal para a atuação em espaços abertos. Os alunos se dedicam à coleta de material para as alas – tendo como fonte o contexto histórico de um bairro ou as características de seus moradores – e à construção de cenas, imagens e canções do cortejo que percorrerá as ruas, re-significando os espaços por meio de uma intervenção poética de grande impacto cênico.



FICHA TÉCNICA

Concepção e atuação: Atores do LUME Teatro

Coordenação técnica: Francisco Barganian

Apoio administrativo: Giselle Bastos

Design gráfico e fotos: Arthur Amaral 

Registro audiovisual: Alessandro Poeta Soave 

Assessoria de comunicação: Marina Franco

Direção de produção: Cynthia Margareth

Produção Executiva: Juliana Kaneto

Realização: LUME Teatro