O LUME Teatro transmite seus métodos de treinamento físico e vocal para atores, bailarinos e performers; o como fazer, técnicas e ética na abordagem do trabalho teatral, utilizando uma metodologia própria, baseada na experiência de quase 30 anos de pesquisa voltada ao desenvolvimento de técnicas de atuação.

Os cursos desenvolvidos pelo LUME abordam diversos elementos que compõem o treinamento do ator, por meio da voz, da energia, da ação, da utilização de objetos, da mímesis corpórea, da utilização cômica do corpo, dentre outras.

Essas atividades são organizadas na própria sede do LUME ou a convite de escolas de teatro, universidades, festivais e companhias teatrais. No entanto, se tornou uma tradição os CURSOS DE FEVEREIRO, quando, durante três semanas, os sete atores do LUME e professores ministram as oficinas na sede do grupo, no Distrito de Barão Geraldo.

* Todos os cursos oferecidos têm uma duração média de 5 a 10 dias / 4h por dia. Número de Vagas: em média 20 participantes. Espaço de trabalho: sala adequada para trabalho físico (chão de madeira ou carpete de dança). Material necessário: aparelho de som com CD player.

Repertório de cursos:

Mímesis Corpórea - ministrante: Raquel Scotti Hirson

Treinamento Técnico do Ator - ministrante: Jesser de Souza

Da Energia à Ação - ministrante: Naomi Silman

O Corpo como Fronteira - ministrante: Renato Ferracini

O Palhaço e o Sentido Cômico do Corpo - ministrante: Ricardo Puccetti

A Presença do Ator - ministrante: Carlos Simioni

O Corpo Multifacetado - ministrante: Ana Cristina Colla

O Ator na Rua - ministrante: Ricardo Puccetti 

Voz e Ação Vocal - ministrante: Carlos Simioni

A Vida Secreta dos Objetos - ministrante: Naomi Silman e Yael Karavan

Diálogos de Produção - ministrante: Cynthia Margareth

Curso Integrado - Bastidores da Cena - ministrantes: Equipe LUME